Subscreva a nossa newsletter e fique a par das nossas novidades!
A apraxia da fala é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planear e coordenar os movimentos musculares necessários para articular sons e palavras. Em crianças e jovens, a apraxia da fala é conhecida como apraxia da fala na infância (AFI) ou apraxia da fala infantil (AFI).
Nestes casos, a criança ou jovem tem dificuldade em coordenar os movimentos precisos dos músculos da boca, língua e mandíbula necessários para formar palavras, o que origina problemas na produção de sons da fala, levando a uma fala imprecisa, inconsistente e às vezes difícil de entender.
Alguns dos sintomas comuns da apraxia da fala em crianças e jovens incluem:
É importante destacar que a apraxia da fala não está relacionada com problemas de inteligência, mas com problemas na área do cérebro responsável pelo planeamento e controlo dos movimentos necessários para a fala. O diagnóstico é feito por um fonoaudiólogo ou outro profissional de saúde especializado em distúrbios da fala e da linguagem.
O tratamento para apraxia da fala em crianças e jovens envolve terapia fonoaudiológica intensiva, com foco no fortalecimento dos músculos da fala, no treino da coordenação dos movimentos necessários para a fala e na prática de sons e palavras. O apoio e a intervenção precoce podem ajudar a melhorar significativamente a capacidade da criança ou jovem comunicar efetivamente.
Academia Criativa 81
Novembro de 2023